terça-feira, 7 de novembro de 2017

Lista de exercícios III Unidade 3° ano

COLÉGIO ESTADUAL ROTARY DATA: / /
DISCIPLINA: HISTÓRIA PROF: ADEMILDE MENEZES SÉRIE: 3º TURMA: ________
ALUNOS: __________________________________________, __________________________________________
__________________________________________
LISTA DE EXERCÍCIOS
1. (Faap) O Ato Institucional nº 5, editado durante o governo do General Costa e Silva, permitiu a esse presidente da República, entre outras medidas:
a) convocar uma Assembleia Nacional Constituinte
b) criar novos ministérios e empresas estatais
c) decretar o recesso parlamentar e promover cassações de mandatos e de direitos políticos
d) contratar maiores empréstimos no exterior
e) promover uma reformulação do sistema partidário

2. (Fatec) O chamado "Milagre Econômico" do período da ditadura militar brasileira, entre 1968 e 1973, resultou de
a) arrocho salarial; situação internacional vantajosa, preços dos produtos brasileiros mais altos e dos estrangeiros mais baixos; grandes investimentos estatais; taxas de juros internacionais baixas; grande endividamento externo público e particular; participação de multinacionais.
b) arrocho salarial; situação internacional vantajosa, pois o preço dos produtos brasileiros era mais alto, e o dos estrangeiros, mais baixo; pequeno endividamento externo e interno; taxas de juros internacionais baixas.
c) arrocho salarial; situação internacional complicada, favorecendo o mercado externo para nossos produtos; taxas de juros internacionais altas; pequenos investimentos das estatais e participação das multinacionais na implantação de indústrias de base.
d) situação internacional vantajosa; taxas de juros internacionais altas; pequeno endividamento externo público e particular; transferência de capital de multinacionais para o Brasil; privatização das estatais.
e) situação internacional vantajosa; taxas de juros internacionais baixas; desenvolvimento do mercado interno, devido à política de aumentos salariais; participação de multinacionais.

3. (Fgv) O Movimento "Diretas Já", que promoveu em 1984 uma intensa mobilização popular a favor da eleição direta para Presidente da República, teve como resultado imediato:
a) a eleição de um governo popular e democrático chefiado por José Sarney;
b) a eleição do candidato da oposição, Tancredo Neves, pela via indireta;
c) a primeira eleição direta do Presidente da República, a primeira em quase trinta anos, com a vitória de Fernando Collor de Mello;
d) a anti-candidatura de Ulysses Guimarães e a convocação da Assembleia Nacional Constituinte;
e) a revogação dos Atos Institucionais, apesar da derrota da emenda das Diretas.

4. (Fuvest) A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970
a) não teve qualquer repercussão no campo político, por se tratar de um acontecimento estritamente esportivo.
b) alentou o trabalho das oposições que deram destaque à capacidade do povo brasileiro de realizar grandes proezas.
c) propiciou uma operação de propaganda do governo Médici, tentando associar a conquista ao regime autoritário.
d) favoreceu o projeto de abertura do general Geisel, ao criar um clima de otimismo pelas realizações do governo.
e) alcançou repercussão muito limitada, pois os meios de comunicação não tinham a eficácia que têm hoje.

5. (UNIMONTES MG/2015-modificado) No dia 28 de fevereiro de 1986, o presidente José Sarney anunciou ao povo brasileiro o Plano Cruzado, através de uma rede nacional de rádio e televisão. Acerca desse Plano Econômico, marque com a letra C (CORRETA) ou com a letra I (INCORRETA) cada uma das afirmativas.
( ) O Plano Cruzado implicou uma nova moeda, o cruzado, mas também acarretou o congelamento de preços e aluguéis.
( ) O Plano Cruzado foi adotado sem nenhuma preocupação com a classe trabalhadora, pois o salário foi congelado e não poderia ser aumentado.
( ) Com o congelamento de preços, o otimismo tomou conta de setores da população pobre o que levou ao aumento do consumo de vários produtos.
( ) O clima de euforia e a corrida ao consumo de alguns produtos levaram ao “ágio”, o que, na prática, implicou aumento de preços de determinados produtos.

A sequência CORRETA é
a) C,C, I. I. b) C, I, C, C. c) I, C, I, I. d) I, I, C, C. e) I, I , I, C.

6. (UEM PR/2014-modificada) Em 1989, a sociedade brasileira elegeu, democraticamente, Fernando Collor de Mello, Presidente do Brasil, um governante que prometia combater a corrupção e colocar o país no caminho do desenvolvimento. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01. Em meio a denúncias de corrupção, Fernando Collor de Mello renunciou à Presidência, às vésperas de sofrer o impeachment do Congresso Nacional.
02. O governo Collor promoveu a suspensão ou a diminuição drástica de tarifas de importação de alguns produtos e impulsionou uma abertura que possibilitou uma modernização da economia brasileira.
04. A política econômica do Governo Collor gerou uma permanente estabilidade na economia brasileira, com o fim definitivo das altas taxas inflacionárias.
08. O Plano Collor de estabilização e de modernização econômica promoveu um confisco temporário das contas de poupança, dos depósitos nas contas correntes e um congelamento de preços e de salários.
16. Durante o governo Collor, foi criado o Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de ser um bloco econômico regional.

A soma das alternativas corretas é:
a) 03 b) 07 c) 14 d) 27 e) 31

7. (UEPA/2015) “Um amigo neoliberal (...) confiou-me que o problema crítico no Brasil durante a presidência de Sarney não era uma taxa de inflação demasiado alta – como a maioria dos funcionários do Banco Mundial tolamente acreditava –, mas uma taxa de inflação demasiado baixa. ‘Esperemos que os diques se rompam’, ele disse, ‘precisamos de uma hiperinflação aqui, para condicionar o povo a aceitar a medicina deflacionária drástica que falta neste país’.” (ANDERSON, Perry. “Balanço do Neoliberalismo” SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 11.) A política deflacionária mencionada pelo historiador Perry Anderson foi adotada nos mandatos do Presidente Fernando Henrique Cardoso, com a implantação do Plano Real. São resultados desta política econômica:
a) confisco generalizado da poupança no país e importação em larga escala de manufaturados.
b) aumento dos gastos com a previdência social e com as políticas de proteção ao desemprego.
c) estatização em massa de empresas privadas e aumento dos gastos com as empresas públicas.
d) aumento da taxa de juros, corte de gastos com políticas sociais e ampliação da taxa de desemprego.
e) controle da taxa de câmbio e congelamento dos preços de bens de consumo.

8. (UEPB/2002) Vou perguntar a quem estiver ouvindo Pra que é que está servindo esta tal de CPI Na esperança de pegar algum ladrão Uma grande comissão pesquisa aqui e ali Vai descascando a verdade nua e crua Mas na hora ela recua num ato de covardia Nenhum político vai parar detrás das grades Pergunto as autoridades se isto é democracia Se uma verba é destinada ao Estado O dinheiro é desviado sempre há quem passe a mão E a gente fica sem ter água, nem açude, Sem emprego, sem saúde e até sem educação Sem ver a cor desse dinheiro que some Tem gente passando fome dentro da periferia Sem assistência, sem casa, sem cobertor Pergunto ao governador se isto é democracia. (Ton Oliveira) As estrofes desta música sobre o Brasil atual, infelizmente, retratam um descaso secular das autoridades com as verbas públicas. No entanto, existe um dado novo que passa a fazer parte do período democrático, a criação das Comissões Parlamentares de Inquérito. Analisando as estrofes da música podemos afirmar:
a) Que o trato com o dinheiro público mudou, no período democrático, devido ao controle da sociedade civil e das Comissões Parlamentares de Inquérito.
b) Que as verbas desviadas vão parar nas construções de açudes e nos investimentos em saúde e educação e são utilizadas, também, para diminuir a fome dos pobres na periferia.
c) Que apesar das investigações das Comissões Parlamentares de Inquérito, os desvios de verbas continuam e um dos motivos é que os políticos desonestos não são punidos como mereciam.
d) Que o Presidente e o governador estão envolvidos na criação de Comissões Parlamentares de Inquérito e atrapalham a democracia.
e) Que estas comissões atrapalham o destino das verbas para os setores mais carentes, que sofrem com a falta de tudo, inclusive de educação.

9. (ENEM/2011) A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado). A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque
a) legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.
b) divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.
c) reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.
d) garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.
e) impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico racial do país.

10. (Uftm 2012) A organização do espaço geográfico através de redes de comunicação eliminou a necessidade de fixar as atividades econômicas num determinado lugar. Isso vale para um grande número de serviços, que podem ser prestados a partir de qualquer lugar do mundo para qualquer outro, bastando que estes locais estejam conectados.
Sobre essas redes de comunicação, é correto afirmar que:
a) eliminaram as restrições produtivas dos diferentes espaços geográficos, criando condições de trabalho igualitárias em todos os países do mundo.
b) contribuíram, pela velocidade da informação e diversidade de serviços, para a dispersão geográfica dos processos produtivos industriais, cujas etapas estão localizadas em diferentes países.
c) possibilitaram a disseminação dos lucros das empresas multinacionais, pela interligação de sistemas industriais de produção.
d) ampliaram as trocas no comércio internacional, mas não possibilitaram grandes transformações na organização do espaço geográfico mundial.






COLÉGIO ESTADUAL ROTARY DATA: / /
DISCIPLINA: HISTÓRIA PROF: ADEMILDE MENEZES SÉRIE: 3 TURMA: ________
ALUNOS: __________________________________________
______________________________________________
______________________________________________

LISTA DE EXERCÍCIOS
GABARITO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A A A A A A A A A A
B B B B B B B B B B
C C C C C C C C C C
D D D D D D D D D D
E E E E E E E E E E


Nenhum comentário:

Postar um comentário