segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Conversnado com a Comunidade



ITAPUÃ
É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã
(Vinicius de Moraes)
ITAPUÃ
Minha mulher não sabe , mas
…às vezes,vou sòzinho a Itapuã
Às vezes de dia,
quando o sol faísca
sobre a espuma
Aqueles cardumes cintilantes,
falsos peixinhos prateados,
feitos de luz
Outras vezes, de noite.
Digo que vou ao plantão
E lá vou eu prá Itapuã
A Lua verte sobre as águas,
as comportas do seu clarão – e,
mansa, passeia à tona,
seu manto dourado e morno,
tecido de serenidade e paz
A brisa vôa,
diáfana gaivota,
vem beijar-me sem decoro
E as pedras bramem ,
entre as ondas,
como búzios
e conchas ressonantes
Um canto provocante de sereias.
Ouço a magia das fadas,
vejo o vento sussurrar
Vem,poeta,
vem comigo,sentir
o enlevo do mar
A sereia de pedra,
da praia de Itapuã
A todo mundo
graficamente saúda:
bem-vindo,
wellcome,
bienvenuto,
soyez
bienvenu
Mas a mim,
faceiramente me disse:
eu não sou de pedra,
isso é pura fantasia
E,garanto,me cantou!
Desde então eu volto lá –
sinto um gozo de adultério,
ouço a magia das fadas,
vejo o vento sussurrar
Vem poeta,
vem comigo,
ter as sereias do mar.
Desde então eu volto lá.
Minha mulher não sabe…
Mas,às vezes,
vou sòzinho a Itapuã.

ENTREVISTAS
Nome: Naline Fonseca
Idade: 22 anos de idade
Quanto tempo mora em Itapuã: 22 anos
Estado Civil: Solteira
Filhos: Não tem

1. O que mais gosta em Itapuã?
R= Com certeza, a bela localização e por ser bem pertinho de tudo.
2. Quais histórias você sabe sobre o bairro?
R= Eu sei de uma história bem antiga onde os índios diziam que aqui tinha uma pedra que roncava e com isso eles passaram a chamar o local de Itapuã, que significa "pedra que ronca", sei apenas essa.
3. Se pudesse mudar alguma coisa, o que mudaria em seu bairro?
R= Com certeza tentaria acabar com a violência, o bairro se tornou muito violento e ainda mudaria o policiamento pra deixar as pessoas mais seguras em seus lares.
4. Na sua opnião o que mudou em Itapuã da sua chegada até hoje?
R=Como já disse o aumento da violência tem crescido muito, isso mudou muito com o passar do tempo. E ainda tem a questão ambiental a lagoa do Abaéte está secando pouco a pouco.

Nome: Josenildo Nunes da Silva
Idade: 47 anos de idade
Estado Civil: Casado
Quanto tempo mora em Itapuã: 28 anos
Filhos: 3

1. O que mais gosta em Itapuã?
R= A beleza da região, principalmente as belas praias daqui.
2. Quais histórias você sabe sobre o bairro?
R= Não muitas, mas que na praia existia um cemitério de baleias com ossos expostos na praia que chamava muito a atenção.
3. Se pudesse mudar alguma coisa o que mudaria em seu bairro?
R= Há, a criminalidade que está tomando conta do bairro, é necessario acabar com isso.
4. Na sua opnião o que mudou em Itapuã da sua chegada até hoje?
R= Tudo. Aqui era uma vila de pescadores e hoje é uma grande avenida que dá acesso a tudo que é lugar. Também a lagoa do Abaéte não era considerado um parque, mas apenas uma lagoa que está sendo deixada de lado.
5. Uma historia do bairro que você prensenciou?
R= A morte do ambientalista Antonio, que defendia a proteção do Parque do Abaéte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário