quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mestre Tic Tac Parte 3

Mestre Tic Tac 2

Parte 2

Entrevista com o Mestre Tic Tac Parte 1


Alunas:Berta pitanga
Bruna Borges
Cristina Lucia
Daiane Salles
Vanessa
Tais

Lista de Exercícios IV Unidade

Colégio Estadual Rotary
Disciplina: História Série: 3o. ano Turma: ________
Professora: Ademilde Menezes - Data: ____/_____/2010.

Atividade de História – 4,0 (total)
INSTRUÇÕES:
√ A ATIVIDADE PODE SER REALIZADA INDIVIDUALMENTE OU EM DUPLA;
 AS QUESTÕES DEVEM SER RESPONDIDAS COM CANETA DE TINTA AZUL OU PRETA;
 LEIA ATENTAMENTE AS QUESTÕES ANTES DE RESPONDÊ-LAS;
 NÃO USE CORRETIVO NO GABARITO EM NENHUMA HIPÓTESE;
 AVALIAÇÃO COM CONSULTA, QUESTÃO RASURADA SERÁ ANULADA;
 SERÁ ENTREGUE APENAS O GABARITO.

1- (UFR-RJ) O fenômeno da “globalização” foi marcado, entre outras coisas, pela proliferação de blocos econômicos com o objetivo de flexibilizar as barreiras protecionistas do comércio entre as nações. Acerca desses blocos é CORRETO afirmar que:
a) O Nafta é um bloco econômico liderado pelos países escandinavos (Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca) e foi criado na década de noventa.
b) A União Européia abarca todos os países da Europa, à exceção daqueles que compõem o Nafta, e está em processo de construção.
c) O Mercosul engloba o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai e foi criado na década de noventa.
d) O Pacto Andino é controlado pela China e engloba os chamados “tigres asiáticos” além da Oceania.
2- (UFR-RJ)
Texto I
“A prensa tipográfica, inventada por Gutemberg, foi a artífice ou, pelo menos, o símbolo, da era moderna. No início do século XVII, Francis Bacon via a tipografia como um meio para o progresso do conhecimento. Para o clero, a tipografia causou problemas porque permitiu que gente comum estudasse os textos religiosos por sua própria conta e não dependesse daquilo que as autoridades lhe dissessem. Soberanos também se preocupavam com gente comum discutindo e criticando as ações do governo.”
Burke, Peter. Folha de São Paulo, Caderno Mais!. Domingo, 16 de julho de 2000, com adaptações
Texto II
“Na atualidade, a Internet pode ser considerada como uma das maiores forças de comunicação já instituída pelo homem, uma rede de milhões de computadores interligados, podendo incluir desde super computadores, até um PC antiquado. Na Internet estão interligadas empresas, universidades, instituições públicas de todos os países do mundo, além das residências.”
M@ARCIO.AInterneteosHackers. São Paulo: Chantal Editora, 2000, com adaptações
Os textos falam de momentos históricos distintos, porém com um conteúdo comum, e que tiveram profundas repercussões na vida econômica, social e política dos povos.
O principal impacto destes dois fatos em suas respectivas épocas está relacionado à(s):
a) ampliação das informações, proporcionando maior acesso ao conhecimento e modificando o modo de vida das populações.
b) revolução tecnológica que possibilitou o uso de novos instrumentos de produção material dos bens de consumo e conseqüente aumento da riqueza.
c) situação social de amplas camadas da sociedade que logo passaram a desfrutar melhores condições de vida e emprego.
d) mudanças significativas que ocorreram na organização social, sem, no entanto, afetar o sistema de estruturação política dos países.
e) importantes mudanças nas crenças religiosas, que alteraram também os diversos traços culturais dos diferentes povos do mundo.
3- (UFMG) Escrevendo sobre o neofascismo na Europa, Robert Kurz afirma que “O próprio impulso da ideologia neofascista não consiste mais num nacionalismo conquistador voltado para fora, senão num nacionalismo excludente voltado para dentro, que se alia à concorrência no mercado mundial sem barreiras.”
Folha de São Paulo, Caderno Mais, 14 de maio de 2000, p. 16.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.
a) O nacionalismo xenófobo e excludente europeu, de tendência neofascista, se expressa no ódio, nas perseguições e na violência contra milhões de trabalhadores imigrantes e refugiados provenientes do norte africano, da Turquia e do Leste Europeu.
b) A formação da União Européia, ao estabelecer restrições à livre movimentação de trabalhadores e capitais entre os países membros, deu origem ao neofascismo dirigido contra os estrangeiros.
c) Para combater a xenofobia nacionalista e atender à demanda de mão-de-obra qualificada, os governos da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França adotaram políticas para atrair e proteger os imigrantes, além de ampliar o direito de asilo aos refugiados.
d) A emergência deste movimento na Europa não tem relação com os efeitos sociais da globalização da economia, por se tratar de conflitos isolados, protagonizados por grupos extremistas na Alemanha e na Áustria.
4- (UFPE) Sobre a desagregação do Bloco Socialista, é incorreto afirmar que
a) as reformas iniciadas por Gorbatchev impulsionaram o processo de desmembramento da União Soviética e de democratização dos países do leste europeu.
b) a queda do Muro de Berlim assinalou o colapso do socialismo na Alemanha Oriental.
c) a fracassada tentativa golpista do vice-presidente Guennadi Yanayev impulsionou o declínio de Gorbatchev e a ascensão de Boris Yeltsin.
d) como conseqüência dessa desagregação, houve a abertura econômica e política da China.
e) na Iugoslávia, o fim do socialismo ocorreu paralelamente a uma guerra civil.
5- (Fuvest-SP) Nunca, na história contemporânea mundial, como nesta virada de século e de milênio, a propriedade privada dos meios de produção em geral e da terra em particular foi tão forte e os ideais coletivos tão enfraquecidos. Essa situação pode ser atribuída
a) à vigência cada vez mais ampla dos Direitos Humanos e do multiculturalismo étnico.
b) às exigências da divisão internacional do trabalho e ao avanço da democracia social.
c) à imposição da política econômica keynesiana e à adoção da terceira via ou política do possível.
d) à vitória do capitalismo na guerra fria sobre o chamado socialismo real e à crise das utopias.
e) à força cada vez maior das religiões e das Igrejas, favoráveis, por princípio, ao individualismo.
6- (UFRN) Segundo Cláudio Vicentino, a globalização estimulou a formação de blocos econômicos regionais, com a diminuição dos protecionismos e atração de investimentos internacionais. A isso, somou-se a preocupação com o limite dos gastos governamentais, a prevalência da economia de mercado e a busca de um “Estado” mínimo. A crescente força privada e a crise do Estado intervencionista deram impulso, por sua vez, às pregações neoliberais.
No Brasil, essa situação se manifesta concretamente através do(a)
a) Programa Nacional de Reforma Agrária, com o qual o governo pretende assentar famílias de sem-terra em áreas consideradas improdutivas.
b) processo de reformulação constitucional que modifica a organização político-partidária, privilegiando os pequenos partidos.
c) privatização de empresas estatais, provocando a redução da influência e da ingerência do Estado, principalmente nos setores produtivos da economia.
d) elevação da taxa de emprego, ocasionado pelo aumento da atividade econômica do setor privado, especialmente na área industrial.
7- (Fatec-SP) Uma das faces mais perigosas da crise econômica vivida nas últimas décadas é o surgimento, em muitos países, de grupos neonazistas, quase sempre formados por jovens de origem pobre, filhos de operários ou trabalhadores pouco qualificados.
Sobre esses grupos é correto afirmar que:
a) têm idéias nacionalistas, muitas vezes xenófobas, contrárias às minorias, aos imigrantes e favoráveis à violência.
b) têm idéias internacionalistas, xenófobas, contrárias às minorias, aos imigrantes e pacifistas.
c) têm idéias internacionalistas, pregam o pacifismo, são favoráveis às minorias, e aceitam dividir suas riquezas com os mais pobres.
d) possuem uma atuação internacional, xenófoba, a favor das minorias, dos imigrantes e favoráveis à violência.
e) não representam uma ameaça à democracia, pois não são violentos e pregam uma integração com os imigrantes dos países mais pobres.
8- (Fatec-SP) Sobre a República Popular da China, afirma-se:
I. É um país que procura unir um sistema econômico baseado no capitalismo e uma estrutura política apoiada no comunismo.
II. Na área econômica, a abertura para os investimentos estrangeiros já é uma realidade, e os chineses adquiriram liberdade para possuir seu próprio negócio.
III. O setor privado é incipiente. Tem como financiador principal o capital estrangeiro. O estado ainda participa da economia, principalmente nos setores de transporte, siderurgia e energia.
Dessas afirmações está(ão) correta(s)
a) apenas III. b) I e II somente. c) I e III somente. d) II e III somente. e) I, II e III.
9- (UFRS) A partir de 1980 e intensificando-se na década de 1990, a Europa vem passando por um processo de xenofobização e de expansão de nova forma de racismo contra imigrantes, que também se manifesta no continente americano. É característica deste renascimento da extrema-direita militante, a afirmação que os
a) imigrantes destroem a cultura européia e tiram os postos de trabalho dos europeus, gerando desemprego.
b) judeus foram responsáveis pela crucificação de Cristo.
c) negros e judeus são geneticamente primitivos e incapazes de criar cultura.
d) imigrantes estão se apropriando das empresas européias e globalizando sua economia.
e) imigrantes aumentam o custo da produção por causa de seus altos salários e reduzem a competitividade da economia, gerando desemprego.
10- (Unifor-CE) A Nova República (1985) evidenciou uma série de “bossas” que marcaram o caráter da maioria dos políticos civis que colocaram seus interesses pessoais acima de qualquer ética ou compromisso com os eleitores. Dentre eles, o nepotismo que consiste
a) na prática, de parte dos deputados, de legislar em causa própria para aumentar seus salários, os que recebem jeton, comparecendo ou não às sessões do Congresso.
b) na nomeação, por parte de parlamentares, prefeitos, governadores e outros, de parentes para ocuparem cargos em gabinetes, repartições, prefeituras, empresas estatais.
c) no apoio dado ao governo para nomear centenas de correligionários políticos para o serviço público, o chamado “trem da alegria”.
d) no apoio dado ao governo por parte de políticos em troca de favores os mais variados e de concessões muitas vezes espúrias.
e) na prática ilegal, por parte de políticos, de votar por colega ausente em eleições com máquinas eletrônicas.
11- (U. F. Uberlândia-MG) Sobre os anos 90 no Brasil, assinale a alternativa correta.
a) Enquanto a pressão do desemprego levou os sindicatos a perderem força nas negociações salariais, o movimento dos trabalhadores sem-terra (MST) foi se tornando um dos principais movimentos sociais dos anos 90, lutando pela ampliação da reforma agrária.
b) A política de moralização da vida pública foi a tônica do primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, levando-o a exigir que todos os escândalos financeiros e as denúncias de corrupção fossem investigados pelo Congresso, por meio de CPIs, que conseguiram julgar e prender todos os envolvidos.
c) A política de privatizações, marca do governo Fernando Henrique Cardoso, permitiu que o Estado investisse os recursos obtidos em saúde e educação, contribuindo para diminuir significativamente as desigualdades sociais, de acordo com os mais recentes indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH.
d) A orientação política predominante nos anos 90, de cunho neoliberal, foi responsável pela diminuição acentuada dos níveis de pobreza, pelo aumento da participação dos salários de renda nacional e pelo fortalecimento da capacidade do setor público em atender as demandas sociais.
12- (Cefet-PR) O governo de Fernando Henrique Cardoso segue linhas acordadas pelo Consenso de Washington, realizado em 1989. Tal consenso, de caráter neoliberal, adotou um conjunto de medidas para controlar a inflação e modernizar o Estado. Entre estas medidas estão:
a) ajuste fiscal, redução do tamanho do Estado e fortalecimento das empresas estatais.
b) privatização, abertura financeira e investimentos em infra-estrutura básica.
c) fortalecimento do sistema previdenciário atual, privatização e investimentos em infraestrutura básica.
d) ajuste fiscal, restrições econômicas às importações de gêneros agrícolas e abertura financeira.
e) abertura comercial, abertura financeira e regulamentação do funcionamento da economia.
13- (UFSE) Entre as características do modelo econômico que passou a ser implementado no Brasil, especialmente a partir do início dos anos 90, estão a
a) privatização e a abertura comercial.
b) abertura comercial e a criação da CLT.
c) estatização e a desregulamentação econômica.
d) intervenção acentuada do Estado na economia e o rígido controle de preços.
e) privatização e a criação de regras que dificultam a importação.
14- (PUC-RS) A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 teve como fator decisivo a:
a) adoção de uma política eficaz de controle da natalidade, visando a conscientizar parcela da população menos favorecida.
b) redução da criminalidade no campo, devido ao programa de reforma agrária que prevê tolerância em relação à invasão de terras improdutivas no país.
c) política externa de importação de produtos do Mercosul, com o objetivo de reduzir as taxas alfandegárias, resultando em preços mais atrativos no mercado brasileiro.
d) implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.
e) queda do desemprego devido à adoção do plano de estatização e intervenção reguladora do Estado na economia.
15- (UFRRJ)
“Com 105 votos a mais do que os 336 necessários, a Câmara aprovou ontem o pedido de Impeachment do Presidente Collor, (...) mesmo após a conclusão da CPI sobre Paulo César Faria, o PC. (...)
A votação foi acompanhada por multidões que ocuparam ruas e praças das principais cidades do país, festejando, voto a voto, o afastamento do Collor.”
Jornal do Brasil. Rio: 30/09/92. p. 1.
O afastamento de Fernando Collor se deu entre outros motivos pela:
a) oposição externa à sua política econômica.
b) inexistência de composição com a oposição.
c) denúncia de corrupção no interior de seu governo.
d) alta inflação, apesar do confisco da poupança.
e) adoção pelo presidente de uma política neoliberal.
16- (Mackenzie-SP)
“O desemprego nas áreas metropolitanas cresce, impulsionado por uma selvagem política de redução de custos e de modernização tecnológica posta em prática especialmente no setor industrial. (…) A tendência ao crescimento do trabalho autônomo, precário, de remuneração incerta e baixa se acentua. (…) Em contrapartida assistimos à crescente imobilização do Estado, dilapidado pelas altas taxas de juros, afogado em dívidas, incapaz de levar avante políticas de desenvolvimento ou políticas sociais.”
Fernando A. Novais e João M. Cardoso de Mello.
Esse contexto histórico descreve a economia brasileira no período:
a) da década de sessenta. b) da República Velha. c) do Estado Novo.
d) da década de noventa. e) da década de vinte.
17- (Unifor-CE) O atentado ao Riocentro, em 30 de abril de 1981, em que explodiu uma bomba num carro, matou um sargento e feriu gravemente um capitão do Exército, resultou da reação
a) das entidades estudantis, proibidas de comemorar o Dia do Trabalho pelo presidente Médici.
b) da extrema direita civil e militar contra as medidas redemocratizantes do presidente Figueiredo.
c) da esquerda radical operária e estudantil contra a política antiinflacionária do presidente Castelo Branco.
d) dos setores da esquerda contra as medidas tomadas pelo presidente Ernesto Geisel que resultou no Pacote de Abril.
e) da guerrilha urbana contra as medidas ditatoriais do presidente Costa e Silva que colocou o Congresso em recesso indefinido.

18- Entre 1980 e 2000, a renda "per capita" nacional cresceu tão somente 0,36% como média anual, bem abaixo do que se verificou no período anterior (1960/1980), quando a renda "per capita" aumentava em média 4,58% anualmente. Além de certa estagnação na evolução da "renda per capita", assistiu-se ao predomínio de uma forte oscilação nas atividades econômicas, acompanhadas de um longo regime de hiperinflação (1979/1994).
Atlas da Exclusão Social no Brasil
Assinale a alternativa INCORRETA quanto às conseqüências desse quadro econômico.
a) O crescimento do desemprego e a precarização do trabalho.
b) A redução da mobilidade social.
c) A informalização do mercado de trabalho.
d) A metropolização da pobreza.
e) O declínio drástico da exclusão social.
19- Desde meados da década de 1980, muitos países latinoamericanos vêm experimentando mudanças em sua economia. Esse processo está relacionado com o chamado Neoliberalismo, patrocinado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que estabeleceu um conjunto de "receitas" destinadas a estabilizar e liberalizar as economias dos países do continente, medidas essas que, por um lado, diminuíram drasticamente a inflação e, por outro, aumentaram também drasticamente os níveis de desemprego e a concentração de renda. Sobre essas "receitas" neoliberais, é correto afirmar que:
a) envolviam o cancelamento das dívidas externas.
b) envolviam a estatização de empresas privatizadas.
c) propunham a reforma administrativa do Estado através da contratação de funcionários públicos.
d) propunham a abertura geral da economia nacional para os capitais estrangeiros.
e) propunham grandes processos de reforma agrária.
20- A Queda do Muro de Berlim, em 1989, encerrou simbolicamente,
a) a primazia da ONU na resolução de conflitos internacionais, uma vez que a derrubada do muro deu-se pela ação de populares e não por uma resolução diplomática internacional.
b) o esforço multilateral de busca de uma saída pacífica para os confrontos entre alemães ocidentais e orientais, que surgiram no decorrer da Segunda Guerra Mundial e persistiram após a queda do regime nazista.
c) a perseguição a cristãos e muçulmanos no centro e no leste da Europa, uma vez que qualquer forma de religiosidade foi proibida na região, desde o final da Segunda Guerra Mundial, pelos novos governos comunistas.
d) o isolamento entre duas metades de uma cidade, Berlim, e um país, a Alemanha, que foi estabelecido ao final da Segunda Guerra Mundial, para proteger os descendentes de judeus que sobreviveram ao nazismo.
e) a bipolarização estratégica entre as superpotências Estados Unidos e União Soviética, que nasceu ao final da Segunda Guerra Mundial e que representava profundas diferenças ideológicas e políticas entre os dois Estados.

Capoeira / Grupo Camugerê

Tema: Capoeira
Grupo entrevistado: Grupo Camugerê
Turma: F Turno: Vespertino
Alunos(as): Berta Pitanga
Bruna Borges
Cristina Lúcia
Daiane Salles
Vanessa Felisberto
Taís


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ganhadeiras de Itapuãn

Tema: Dança/ Ganhadeiras de Itapuã
Alunas: Brena estefani, Emilly Melo,
Vitória de Deus, Andressa Maria, Bianca Sousa e Ticiane Souza.
Serie: 3°E


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

IMPACTOS AMBIENTAIS

IMPACTOS AMBIENTAIS
O Projeto Passar Uma Tarde em Itapuã tem como objetivo mostrar a riqueza cultural desse bairro tão cantado em versos e prosa, no qual se destacam nomes como Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes, mas também tantos artistas populares da comunidade, porém não podemos esquecer dos desafios, entre eles os impactos ambientais.
Itapuã tem lindas paisagens que encantam moradores e visitantes, porém sofre com a depredação constante do meio ambiente.
A professora de Geografia do Colégio Rotary, Fátima Bichara, participa desse projeto, trazendo a tona as imagens dos impactos ambientais causados pelo homem em diversos lugares desse famoso bairro.