terça-feira, 25 de maio de 2010

Dicas de sites

São sites com obras interessantes para ler e aperfeiçoar o conhecimento, mas também viajar no mundo das obras literárias.
http://www.machadodeassis.org.br/
http://www.virtualbooks.com.br/v2/capa/

Boa leitura!
Pró Ademilde

domingo, 23 de maio de 2010

PROJETO PAZ

NÃO EXISTE CAMINHO PARA A PAZ.
A PAZ É O CAMINHO
GANDHI

Projeto "Passar uma Tarde em Itapuã"

Colégio Estadual Rotary
Ladeira do Abaeté, s/nº, Itapuã – Salvador – BA

O Colégio Estadual Rotary é uma escola de ensino médio com 15 salas de aula, 1 laboratório de informática, 1 biblioteca, 1 laboratório de ciências, 2 pequena salas de apoio que são usadas para aula de espanhol.
São ... alunos , sendo ... no turno matutino, ... no vespertino e ... no noturno, sendo que no diurno funciona o ensino regular e no noturno tem o regular, EJA e Tempo de Aprender.
Apesar de ter um laboratório de informática, quase não é usado, pois não tem nenhum funcionário neste setor e poucos professores o utilizam, porque as turmas têm em média 45 alunos e apenas 12 computadores estão funcionando, sem esquecer que ficou um bom tempo sem internet.

TEMA; Passar uma tarde em Itapuã

“ Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã...(2x)”
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes
Justificativa:
O bairro de Itapuã é exaltado em músicas e poesias como Passar uma tarde em Itapuã, de Toquinho e Vinicius, porém a história, a cultura e outros atributos desse mesmo bairro é pouco conhecido pelos alunos, ficando notório apenas os problemas enfrentados pela comunidade.
A Casa da Música tem feito um trabalho excepcional de divulgação da cultura, porém atinge um público muito pequeno e por isso esse projeto tem como objetivo interagir mais diretamente a escola com a comunidade e proporcionar aos alunos um conhecimento maior do bairro.

Objetivo Principal:
- Conhecer e manter viva a História de Itapuã com seus encantos, sem esquecer dos desafios enfrentadas pelo bairro

Objetivos Específicos:
- Construir um blog para divulgar a atividade e postar o material coletado.
- Conhecer e entrevistar moradores antigos do bairro para conhecer suas histórias;
- Coletar dados e informações com moradores mais antigos;
- Pesquisar músicas e poesias, histórias, pinturas, etc. sobre o bairro de Itapuã;
- Pesquisar sobre poesias, música e outras culturas criadas por moradores de Itapuã;
- Entrevistar moradores para conhecer os desafios enfrentados pela população desse bairro;

Público envolvido:
Para realizar esse projeto será necessária a participação dos alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, professores interessados, moradores de Itapuã, Casa da Música.
1- Professores - terão a tarefa de orientar cada etapa do trabalho, motivando os alunos, orientando e corrigindo as perguntas para as entrevistas, ajudarão na sistematização do material pesquisado e coletado, assim como a postagem deste.
2- Alunos: Serão responsáveis pelas pesquisas, entrevistas, apresentação e sistematização do material, postagem no blog e também pelos comentários postado no blog por alunos de outra turma.
3- Comunidade de Itapuã: Contribuirá com entrevistas, conhecimentos sobre o bairro, curiosidades, histórias, etc.
4- Casa da Música: Contribuirá com informações, entrevistas, mas também com a articulação entre moradores e escola.
5- Direção: Apoio ao projeto e contato com a Casa da Música.


O trabalho será feito em equipes, as quais construirão o conhecimento, a partir de entrevistas com familiares, comunidade e instituições do bairro.
Nesse projeto será utilizado rádio, TV, Pendrive, máquinas fotográficas, celulares, gravadores, computadores.

Dinâmica do Trabalho:
Integrar escola/comunidade, resgatando valores, mas percebendo os desfios do bairro de Itapuã.

1ª Etapa:
- Apresentar e discutir a proposta com professores e, se necessário, fazer alterações;
- Pesquisar na internet um vídeo com a música Tarde em Itapuã ou montar slides com imagens do bairro e a música.

2ª Etapa:
- Trabalhar a música Tarde em Itapuão de Toquinho e Vinicius de Moraes;
- Fazer um levantamento para saber quais os alunos que moram em Itapuã e sobre o conhecimento que estes tem do bairro;
- Formar equipes de trabalho;
- Aperfeiçoar o Blog de História com as turmas do 3º Ano sob a orientação dos professores e participação dos alunos;
- Apresentar o projeto aos alunos através do blog e pedir que os alunos comentem o projeto e deem sugestões e se necessário fazer alterações;
- Elaborar um questionário para as entrevistas.

3ª Etapa
- Pesquisar na internet sobre a História e curiosidade do bairro e postar no blog
- Entrevistar moradores e instituições como a Casa da Música, pesquisar sobre formas de arte e cultura próprias do bairro.

4ª Etapa
- Sistematizar o material coletado e apresentar no blog;
- Pedir que os alunos de cada turma visite o blog e comente a postagem feita por alunos de outras salas;
- Pedir que os alunos do 2º ano visitem o blog e comentem.

5º Etapa
- Pedir que os alunos relatem no blog sobre a experiência e deem sugestões para projetos futuros.

Problemas e questões que podem acontecer:
- Dificuldade de manter a alimentação do blog, principalmente que os alunos e professores que não participaram diretamente do projeto façam comentários.
- Dificuldade em articular horários compatíveis entre os alunos e pessoas da comunidade.
Metodologia:
 Cada sala será divida em equipes com seis componentes. Cada uma ficará responsável por um aspecto cultural: música, histórias, pinturas, dança, poesias, etc.
 Cada equipe coletará material referente ao aspecto sorteado, sistematizará e postará no blog.
 Após a postagem haverá comentários sobre o trabalho dos colegas.

Referências bibliográficas:

http://www.blogdoatheneu.org/blog/?cat=17

https://www.blogger.com/start

http://letras.terra.com.br/toquinho/49123/
www.microsoft.com/.../blogs_na_educacao.mspx
www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?..
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog
http://pt.wikipedia.org/wiki/Flog